domingo, fevereiro 03, 2008

Vida madrasta

Com o tempo, a vida ensina-nos que a única pessoa com quem podemos SEMPRE contar é connosco próprios.
Porque, quando a maré está calma e não há tempestades, a areia cola-nos aos pés e não nos faz aflição nenhuma. Na verdade, até gostamos de sentir o cheiro a maresia e lembrar-nos de quando éramos crianças e brincávamos com tudo. Aquilo que, às vezes, tanto nos irrita (como a areia colada até aos joelhos) é algo que adorávamos há anos atrás.
Mas, quando o mar embravece e não nos podemos chegar perto. Quando o perigo é iminente e não temos quem nos ajude a escapar do afogamento. Aí, não temos areia colada às pernas. Sentimo-nos sós e uma mágoa enorme apodera-se do nosso corpo.
Porque a solidão é o pior sentimento que podemos sentir, principalmente quando trás de arrasto a constatação de que mais vale que estejemos sós e nos salvemos das injustiças, do que ter companhias que nos tragam tristezas e desilusões a cada dia que passe.
É que quando o mar está calmo e as coisas más não chegam perto, temos imensos braços para nos amparar...
Mas quando olhamos para o lado, só nos temos a nós. Porque aqueles que cá deviam estar, estão mais preocupados em se salvar a si próprios e a outros que não nós.
A vida é madrasta.
Deviamos aprender com ela.

3 comentários:

Renata Carvalho Rocha Gómez disse...

A vida é madrasta e uma escola diaria. Ensina que é facil estar no meio da multidao e estar só, que isso doi. Porem podemos ficar sem ninguem ao nosso lado, mas, se estamos realmente conectados conosco, temos tudo !
Beijos no seu gato !

Beatriz C. disse...

A vida madrasta me ensinou que sou minha melhor companhia...
Sofri muito com solidão em meio à multidão, e resolvi levar uma vida meio eremita - ao menos eu não consigo me machucar (não mais...)
:)

Sandrinha disse...

Tens toda a razão, cris.
São tantas as vezes em que este sentimento de solidão se apodera de mim.

Mas tudo tem uma razão de existir. E no meu caso sei k acontece muitas vezes porque eu própria afasto de mim as pessoas e se algumas vezes peço ajuda, outras afasto-a como se de um mal se tratasse.

Também sei que a única pessoa que jamais te abandonará em tua vida és tu própria.

Mas garanto-te que estarei sempre o mais perto possível.
Nem que seja em pensamento.

Beijinho*