quinta-feira, julho 20, 2006

Pensamentos de Férias

Gosto desta vida de ócio. De tudo fazer sem nada acontecer. Ou de simplesmente não fazer.
Férias são férias quanto mais não seja para regressar a casa, terminar com a rotina habitual que não muda, não altera porque senão deixaria de ser rotina.
Braga: 08h05: despertar na residência, encontro marcado na recepção às "menos um quarto", na Bracalândia, também às "menos um quarto" (estranho... depois de um ano a cumprir o mesmo ritual diariamente, nunca ninguém se apercebeu que, apesar da distância ser relativamente curta, é praticamente impossível estar na recepção e na Bracalândia à mesma hora, mas enfim... a Nia nunca se zangou. Eu diria que a Nia nunca se zanga...)
São assim as pessoas de bom coração, ou melhor, as pessoas que realmente têm coração. Porque quando se tem coração ele é sempre bom e só é mau se sofrer de alguma doença cardíaca ou coronária ou arritmia ou taquicardia... Mas há aqueles que mesmo na enfermidade são incapazes de deixar de ser aquilo que lhes está no sangue. "Bons", na verdadeira acepção do termo. Conheço poucas pessoas assim. Talvez só conheça duas ou uma. Mas uma sei que conheço realmente e que venha o que vier jamais ela mudará para mim.
Férias mais uma vez, férias mais um ano. Tudo passa com excepção daquilo que deixo de bom na minha segunda cidade.
Aprendi a gostar de Braga aos poucos, com o passar dos dias. Torna-se bonita quando o sol a presenteia com a sua luz da manhã, quando as rãs musicam o dia e as noites quentes que nos penetram pela janela da residência sempre alegre, sempre dinâmica nas vozes daqueles que chegam de madrugada, sabe-se lá de onde, atormentando o descanso de quem merece e precisa tê-lo.
A sua beleza passa ao lado daqueles que têm de viver com ela para não sucumbir ao tentar suportar a saudade da terra natal, da família, das raízes...
Braga deu-me tanta coisa boa e ensinou-me a suportar tanta coisa má.
Mas Braga quase que desaparece da minha mente agora que regressei a casa, ao meu lar de santidade. Acordar com a voz da mamã, sentir a festa subtil do meu gato, ter o dia todo para partilhar com a razão da minha vida, com a luz que ilumina os meus dias mais sombrios mesmo à distância de quase 60km de estrada longa...
As férias são sempre boas quando são férias. E são sempre merecidas quando passamos um ano a lutar por elas.
Braga é boa quando sou obrigada a adorá-la. As férias são óptimas porque me sinto enraizada no lar e no aconchego que sempre me dá. Porque nem sempre estar longe é fácil e bom. E porque nem todas as cidades nos oferecem uma Nia, no seu enorme coração, sempre aberto para receber todos os desenraizados que pelo infortúnio da vida, cairam de páraquedas numa cidade desconhecida.

4 comentários:

A voz disse...

EU JURO QUE TE VOU MATAR!Ías provocando uma inundação sem solução aqui em casa!!O meu coraçãozinho é que ía tendo uma arritmia!Que LINDO Cris!Mas eu não sou nada disso que tu disseste!
Ai é tão bom este tédio das férias =)=)Já tinha sudades de não ter nada para fazer, de me atirar para cima da cama (sempre ladeada pelos meus animaizitos) a ouvir música, ou então ficar simplesmente a olhar para a parede(que depois de tanto tempo a olhar deixa de ser uma parede e se torna em muitas outras coisas).
LOLOLOL ai a nossa rotina=)=) Lá venho eu da minha caminhada matinal(ao chamar-lhe caminhada até parece uma coisa agradável) até que chego à Bracalândia (por falar na Bracalândia qd é que vamos lá?Desde o início do curso que planeamos ir lá!Já sei vai ser a nossa prenda de fim de curso!Ir lá=)=)=)=)=) )
Eu sabia que apesar das saudades imensas de casa um dia acabarias por gostar de Braga (mas claro que nâo me vou por a elogià-la porque seria muito suspeito)!
Acredito que depois de um ano inteiro fora de casa te sintas muito feliz em casa, aí na tua terra LINDA da qual eu sou grande fã (já propus à minha mãe mudarmos para aí, mas ela não acredita que estou a falar a sério)!
Mas tu também tens um grande coração acredita!!Oh e se te ajudei a "suportar" Braga, tu também me ajudaste muito!!nunca teria aguentado a mudança para a universidade se não te tivesse conhecido!Bem sei que a universidade é na minha cidade, mas separei-me de toda a gente e nunca pensei que iría aguentar! Aínda me lembro da primeira vez que falamos...lembro-me de chegar à praxe e foste uma das pessoas para quem olhei primeiro. Depois entramos para aquela sala para conhecermos os profs todos e eu para grande felicidade minha (ou porque uma força invisível me empurrou para lá) sentei-me ao teu lado e a primeira coisa que te perguntei foi se tinhas senha para comer na cantina e tu viraste-te para trás e perguntas-te à miss piguy(que na altura não era miss piguy, ou se calhar já era, porque já nasceu miss piguy)se tinha senha! Depois foi como supercola3, nunca mais nos separámos!Começaram as nossas "loucuras", os gozos com os profs(e não só) nas aulas...os diálogos via caderno =), os ataques de riso súbitos ao ver uma daquelas figuras que nos vão aparecendo à frente, resumindo tenho uma coisa a dizer-te a famosa frase(que tem direitos de um autor pequenito):ADORO-TE TANTINHO!És a minha ALMA GÉMEA********És uma grande pessoa!

Monique Mendes disse...

Bonito!! Muito bonito!
Quer o post da Cris quer o comentario da Nia! É bom ver que estas mininas sao inseparaveis, assim tipo unha e carne :)
Voces sao duas pessoas maravilhosas, 5estrelas mesmo!
Aproveitem as ferias que sao merecidas, eu so dia 26 :S.

Beijinho grande

Sílvia disse...

Pois é Cris..a vida tem mesmo dessas coisas..é bom ver que as pessoas estão do nosso lado para tudo e nunca nos vão traír nem nos abandonar..Desejo que a vossa amizade brilhe smp e nunca nada e ngm vos separe..!Porque na vida, tudo passa..Mas a AMIZADE fica..sempre! Bjinhux*

Anónimo disse...

What a great site Beach breast implant newport